Conheça a linda e comovente história da Série Especial "Lia", substituta de Apocalipse
Confira a linda e comovente história de Lia, a nova Série da Record TV. Você não pode deixar saber
![]() |
Graziela Schmitt, Bruna Pazinato e Felipe Cardoso protagonizam "Lia" |
A história de “Lia” é a mesma história de seu esposo Jacó, pai de José, que se tornou governador do Egito. Porém, a “Série Bíblica Especial da Record TV” será focada no exemplo de “Lia”, a primeira esposa de Jacó.
Ela foi uma grande mulher de fé que Jacó teve, e que o patriarca "não a reconheceu" de imediato, pois ele amava mais a Raquel por sua beleza. Ao contrário de “Lia”, Raquel era muita idólatra e afastada do Deus de Isaque e de Abraão, respectivamente pai e avô de Jacó.
O exemplo de “Lia”
Após a morte de sua segunda esposa Raquel no parto de Benjamin, Jacó reconhecerá que a primeira esposa, "Lia", é uma grande mulher de Deus e temente ao Senhor.
Será uma linda história para as mulheres de Deus, que vivem sendo desprezados pelo marido e com as decepções familiares, pois a Série trará para as mulheres de Deus uma renovação em sua fé.
A série deve começar com Jacó roubando a benção patriarcal do irmão primogênito Esaú dada pelo pai Isaque. Com ajuda de sua mãe Rebeca, Jacó fugirá para o seu tio Labão.
História de fé de “Lia”
Labão possuía duas filhas, Lia e Raquel. A primogênita não tinha beleza exterior, enquanto Raquel era bela e atraente. Mesmo sendo mais velha, Lia viveu no lar familiar na sombra de sua irmã que era paparicada e a preferida de todos.
Até o nome Lia era diferente e desprezível com o significado de “fadigada” ou “enfraquecida”. Situação que poderia trazer uma aparência física desfavorável e com algum defeito físico. No livro de Gênesis no capítulo 29 demostra o tal significado do nome Lia, que possuía olhos meigos.
Enquanto isso, Raquel era tão bela que a sua atração chamou atenção de Jacó no poço, que a viu logo que chegou de viagem. O filho de Isaque não pensou duas vezes e resolveu trabalhar sete anos por Raquel.
Mas na verdade, Deus já tinha um projeto na vida de Jacó, assim como ocorreu com o seu pai Isaque. Porém, era a irmã desprezada de Raquel que fazia parte no plano de Deus na vida do filho de Isaque e Rebeca.
Mas, Lia acabou entrando na vida de Jacó por esperteza de seu pai Labão, assim como o público verá na Série na Record. A primeira filha de Labão será uma verdadeira auxiliadora para o seu marido Jacó.
Após sete anos de trabalho, Jacó pensará que se casará com Raquel, porém Labão entregará a filha Lia no lugar de Raquel. Quando Jacó tira o pano que cobre o rosto da noiva, percebe que Labão trocou as filhas e ele acabou se casando com Lia. Revoltado, Jacó consegue fazer Labão entrar em outro acordo, casar com Raquel por mais sete anos de trabalho.
Com isso, Lia mesmo casado com Jacó, tinha que dividir o marido com a sua bela irmã Raquel, que tinha mais atenção do marido. Mas, Deus foi com Lia, que permanecia fiel ao Senhor e submetendo-se ao seu marido.
Lia deu a Jacó seis filhos homens das doze tribos de Israel, enquanto Raquel era estéril, que depois conseguiu dar a luz a José e Benjamin. Raquel morreu cedo e Lia foi quem auxiliou o marido Jacó por vários longos anos.
Lia também foi muito desprezada por Jacó, que vivia sempre a diminuindo, mais ela sempre dava mais filhos. Um dos filhos de Lia era Levi, que de sua linhagem veio Moisés, o libertador dos hebreus, e seu irmão Arão, que se tornou o Sumo Sacerdote junto com os seus filhos. Lia também teve o filho Judá, que de sua linhagem nasceu Jesus, o Filho de Deus e Salvador de toda a humanidade.
Deus favoreceu tanto Lia, que Raquel quando morreu, foi sepultado no caminho de peregrinação. Lia quando morreu, foi sepultada junto com os patriarcas de Jacó, ao lado de Abraão, Sara, Isaque e Rebeca.
Lia foi o ombro de Jacó quando o mesmo enfrentou a dor de ter perdido um filho, quando José foi vendido pelos irmãos e levado para o Egito, enquanto ele achava que o filho tinha morrido por um animal. Lia preparou a alimentação que sustentou Jacó em sua peregrinação pelo deserto e aqueceu o frio do patriarca em vários acampamentos.
A Série Especial “Lia” dará a todas as mulheres um grande motivo de fé de continuar leal e fiel a Deus. Enquanto isso, a Série Bíblica abrirá os olhos dos homens em reconhecer uma verdadeira mulher de Deus, olhando o interior do que exterior, que tanto engana os olhos humanos.
Confira no vídeo abaixo, mais informações das superproduções bíblicas da Rede Record de Televisão:
Confira o elenco da nova novela bíblica "Jesus", substituta de "Lia" e "Apocalipse":
Confira o elenco completo da Série Especial "Lia":
Confira o elenco da nova novela bíblica "Jesus", substituta de "Lia" e "Apocalipse":
EmoticonEmoticon